Pessoa com calviceA queda capilar, também conhecida como calvície, é uma preocupação que afeta muitas pessoas, especialmente os homens. Estima-se que ela atinge cerca de 80% dos homens quando estes chegam aos 70 anos. Esse problema não afeta apenas a aparência das pessoas, mas também a autoestima.

Por isso, para preveni-la e evitá-la, tanto agora como no futuro, é necessário seguir algumas dicas e precauções. É importante lembrar que, quanto mais cedo começamos a cuidar da nossa saúde e, nesse caso, dos fios de cabelos, maiores são as chances de combater esse mal.

Confira algumas dicas para evitar a calvície.

Tenha uma alimentação saudável

Quando o assunto é saúde, uma alimentação rica em nutrientes é indispensável. Assim como qualquer outra parte do corpo, o cabelo precisa de substâncias essenciais para se formar, desenvolver e ainda se manter sadio. São elas: vitaminas, proteínas, cobre, ferro, zinco, entre outras.

Por isso, inclua alimentos com esses nutrientes em sua rotina.

Alimentação saudável dica

Pratique exercícios físicos

Procure praticar atividades físicas regularmente, pois elas ajudam a aumentar a liberação de endorfinas, conhecidas com hormônios do prazer. Sem falar que, quando o corpo está em movimento, facilita a circulação sanguínea e faz com que a nutrição e a absorção de nutrientes também sejam facilitadas pelos fios de cabelos.

Fique longe do estresse

O estresse ajuda no surgimento da calvície. Por isso, é indicado se livrar dele, pois afeta os fios de cabelos devido ao seu hormônio conhecido como cortisol, o qual influencia na perda de fios. Mais uma vez, é fundamental praticar exercícios físicos, pois eles ajudam a diminuir essas taxas hormonais.

Evite bebidas alcóolicas e cigarros

Sem cigarro e Bebidas alcólicas

Substâncias como álcool e cigarro, principalmente em excesso, podem influenciar a queda capilar. Isso acontece porque o consumo excessivo de bebidas alcóolicas afeta a capacidade que o corpo tem de absorver e também de distribuir os nutrientes necessários para os fios de cabelo. Já o cigarro diminui a circulação do sangue no couro cabeludo. Dessa forma, impede que os nutrientes cheguem até a raiz do cabelo. Se você quer evitar a calvície, procure abandonar esses vícios.

Higienize os seus fios

A higienização do couro cabeludo é primordial para prevenir a calvície. Quando o cabelo fica muito tempo sujo, essa sujeira pode influenciar na perda de fios. Por isso, lave o cabelo um dia sim e outro não e utilize shampoos específicos para o seu tipo de cabelo ou, se preferir, use produtos neutros.  Caso os seus fios sejam oleosos, procure lavá-los todos os dias .

Dica valiosa

Anote esta dica
Ao tomar banho, não faça isso com água muito quente, pois ela aumenta a oleosidade do cabelo e também prejudica os fios e o couro cabeludo. Portanto, tome banho em temperatura morna.

Secadores e ChapinhasEvite ou diminua o uso de alguns aparelhos

Diminuir o uso de tecnologias capilares como, por exemplo, chapinhas, secadores e babyliss ajuda na prevenção da queda dos fios, uma vez que esses aparelhos danificam o cabelo e isso pode ser uma causa para a calvície.

 

Dica valiosa

Anote esta dica
Não passe a chapinha no cabelo molhado. Além de ficarem danificados, os fios também podem quebrar e queimar. Também não prenda os fios de cabelos ainda molhados.

Seguindo essas dicas, você consegue evitar a calvície, um mal que preocupa muita gente. Conhece outras dicas valiosas como essas? Então, compartilhe no espaço abaixo. Aproveite que está em nosso blog e conheça outras matérias interessantes como essa.


O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Categorizados em: ,